quarta-feira, 18 de novembro de 2009
GRUPOS INFORMAIS NAS ORGANIZAÇÕES
Os grupos informais ou grupos da amizade, tem origem da necessidade do individuo da organização formal em conviver com os demais seres humanos. Os componentes dos grupos informais, independente da sua posição no grupo formal, assumem uma posição de prestigio dentro da organização mais pela sua participação e integração do que pelo seu nível hierárquico na empresa.
As relações interpessoais são as principais características desses grupos. Pode-se criar dentro da empresa relações de identificação (amizade) ou de antagonismo.
Pode-se citar quatro fatores principais para o surgimento desses grupos dentro da organização:
- A sintonia coletiva (é o interesse comum desenvolvido entre os trabalhadores. Com o convívio entre eles, é comum que descubram prazeres iguais e isso leva a uma aproximação maior entre eles).
- A interação proporcionada pela empresa formal ( é a relação que os indivíduos da empresa precisam ter devido cargo que exerce, essa interação normalmente leva os indivíduos a relações mais que trabalhistas).
- A rotatividade nos grupos informais (a constante movimentação desses grupos causa uma quebra de vínculos já feitos e a inicialização de novas relações).
- Os períodos de lazer (os horários de almoço ou lanche promovem a interação entre essas pessoas o que induz o fortalecimento dos vínculos já existentes ou o inicio desses vínculos, pois, apesar de ser um tempo no qual o individuo não trabalha, permanece na empresa em contato com seus colegas de trabalho).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário